Tutorial Photoshop: Fundo desfocado

Quem acompanha o meu trabalho sabe que uso uma câmera cybershot. Como fico bem limitada em muitas coisas, as crio no photoshop. E foco é um exemplo. Adoro aquelas fotos que, tirando o objeto principal, tem tudo bem desfocado. Farei isso com essa minha foto:

Quero deixar o menininho bem destacado desfocado o fundo. Vamos lá?
Abra a imagem no photoshop e duplique a layer (Ctrl+J)
Agora vamos criar um efeito desfocado nessa layer inteira: filter>blur>lens blur
As configurações ficam como você quiser. Brinque um pouco nessa parte para descobrir todas as possibilidades. (vou evitar dar configurações e números exatos para as edições, o efeito não depende desses números, depende da foto. E como não existe uma foto igual à outra…)

Vamos criar uma layer mask para esconder toda essa camada com blur. Enquanto você aperta a tecla Alt, clique em “add layer mask” (fica em baixo da janelinha de layers).

Repararam que apareceu um quadradinho preto ao lado da miniatura da foto na janelinha das layers, certo? Vamos trabalhar com a parte preta. [se aparecer um quadradinho branco é porque, provavelmente, você não apertou Alt enquanto clicava. Atenção nisso]

Lembram do tutorial anterior? quick mask Agora você pode usar o que aprendeu lá Lembrando que branco mostra e preto esconde, vamos selecionar o menino para não ser modificado e pintar de branco todo o resto.

Depois de pintar tudo certinho, você ai perceber que ficou uma “sombra” do menino em volta dele mesmo. Vamos tirar isso.

Na imagem acima eu já comecei a arrumar; O lado esquerdo da imagem já está certinho, o direito está com a sombra. Agora vamos trabalhar com a foto, não com a máscara. Basta clicar uma vez na imagem (onde a seta está). Usaremos o carimbo (aprendemos um pouco sobre ele aqui – ferramentas photoshop apresentação Quando for selecionar uma área para ser copiada, tente pegar o mais próximo possível do menino, para não modificar o fundo. Depois é só ir fazendo, com cuidado, esse contorno.

A imagem ficará mais ou menos assim:

Não fica tão perfeito quanto o real, mas dá pra enganar bem, veja como ficou a foto no meu Flickr .

Ps.: Agora o mundo através das lentes está com uma novidade! Criamos um Grupo no Flickr . Aprendeu alguma coisa aqui no blog? Quer nos mostrar algum trabalho seu? Só colocar as fotos lá, estaremos de olho. ;D

– Juliana Coutinho –

 

Já curtiu nossa página no Facebook? Não? Então Clique aqui e fique por dentro de todas as atualizações e novidades!
E siga-nos no Twitter também. :)

5 pensamentos sobre “Tutorial Photoshop: Fundo desfocado

  1. Oi, comecei a ler seu blog a poucos dias e gostei.
    Agora gostaria de saber qual photoshop você usou. Alguém poderia me dizer?

      • Obrigado por responder. Estou iniciando agora com fotografia e no seu blog estou adquirindo muita experiência. Muito bom esse trabalho que vocês estão fazendo. (:

  2. Uma das coisas que mais me encanta na fotografia é o bokeh e o toque todo especial que ele traz pras fotos e composições. Não é a toa que a 50mm 1.8 é minha lente preferida. Ótimo post, tutorial muito bom.

Deixe um comentário