Vamos diagramar!

O post de hoje é um bate-papo com a gaúcha Aline Budzny. Para não ficar desconfortável, queria escrever um pouco como conheci o seu trabalho e depois, mostrar o resultado. Por gostar muito de diagramação e ter pequeno contato com essa área, comecei a procurar blogs e dicas sobre o assunto e então, num passo de mágica, achei o blog de Aline. Sem puxar o saco mas, em menos de 4 posts eu já estava achando tudo muito lindo. Comecei acompanhar o seu trabalho e ai surgiu a idéia de fazer esse post de entrevista.

20130130-214712.jpg
Aline tem 23 anos e é apaixonada por diagramações, além disso, ela possui um amplo conhecimento e procura colocar em seus trabalhos o estilo minimalista e as tendências desse ramo. Aline respeita a arte do fotógrafo e procura deixar a sua marca em cada álbum. Influenciada pela frase “menos é mais”, o estilo “clean” é destacado na maioria de suas artes.

Vamos á entrevista:

Quando você começou a gostar de fotografia e de diagramação?

Aline: Acho que como a maioria das pessoas foi por acaso. Desde que eu me conheço por pessoa sempre gostei de “mexer no photoshop”, pegava fotos e começar a brincar, comecei a usar o photoshop assim, mexendo e descobrindo as coisas. Na época do colégio fiz um curso de design gráfico que onde eu conheci mais sobre o software. Mas comecei a trabalhar na fotografia mesmo quando entrei em um empresa que fazia tratameto de imagens. O pré requisito deles era saber “lidar” com o photoshop. E foi aqui que a fotografia se aproximou de mim, bom, foi amor a primeira vista! Hoje em dia eu respiro fotografia. Nunca imaginei que ia tomar gosto pela coisa, realmente foi diferente e na diagramação mesma coisa! Comecei a trabalhar por acaso e hoje em dia eu amo! Nem era boa em diagramação, mas vi que eu precisava estudar mais e mais para melhorar.

Isso foi junto?

Aline: Primeiramente foi a fotografia e a diagramação veio anos depois! Na diagramação é até curioso, pois nunca vi nenhum álbum diagramado antes de trabalhar com diagramação, então não tinha nenhuma noção mesmo hahahahaha.

20130130-215202.jpg

Foi fácil pra você se achar nesse meio?

Aline: Foi até fácil! Como faço publicidade e propaganda, tem um pouco dessa temática na faculdade. E logo comecei a adorar e comecei a me aprofundar na área, no lugar onde comecei a trabalhar como diagramadora, era também uma escola de fotografia, então tinha contato direto com os fotógrafos… Isso foi realmente bom para o meu trabalho, saber como eles faziam, toda a rotina de tratamento e diagramação.

Quais as dificuldades que você encontrou ou ainda encontra?

Aline:Atualmente as dificuldade são poucas, mas claro, com o meu estilo de diagramação é clean, muitos clientes não entendem que essa é uma tendência que há de ficar e eles pedem um pouco de poluição. Logo de cara digo que não faço esse trabalho e indico para amigos que tem esse estilo. Acho que assim facilita, mas no começo era assim, até implantar a idéia do clean foi um pouco… hum… trabalhoso por assim dizer hahahahahaha.

Você já tentou outra profissão?

Aline: Meu primeiro emprego foi trabalhar em uma biblioteca de um curso pré vestibular. Hahahaha estranho não? Mas logo depois saí e me encontrei na área gráfica.

20130130-215641.jpg

20130130-220019.jpg

Quais são suas influencias? (fotógrafo, música, arte, etc)

Aline: A primeira influência minha vem da música. Não trabalho sem música, pra mim é fundamental! As outras influências vêm do design, adoro olhar catálogos, sites, behance, editoriais… Nossa, é tanta coisa que me motiva e inspira! Até o dia a dia, só sair porta a fora que mundo se abre de inspirações!
Mas minha influência principal é o design em si. Adoro ler livros sobre o assunto, mesmo que seja repetido.

O que você mais gosta na sua profissão?

Aline: Poder fazer com que as fotos dos meus clientes (fotógrafos) sejam ainda mais bela com uma ótima diagramação. Adoro também o leque de criar, posicionar as fotos e contar uma história com elas. Amo muito isso!

20130130-220240.jpg

20130130-220612.jpg

Qual a dica/conselho você daria para quem está tentando começar?

Aline: Antes de tudo, estudem MUITO! Sério, peguem um livro de design e leiam! Você vai destacar o seu trabalho por ser belo e diferente, as pessoas gostam do clássico/diferente. Se você cair na mesmisse, sinto muito, você vai ser mais um, por isso, seja diferente e estude muito!

20130130-221153.jpg

20130130-221240.jpg

E vocês, gostaram do bate-papo? Então, não deixe de conferir outras dicas dessa queridíssima.
Segue os links abaixo:

Site oficial | http://alineb.com.br
Fã page | http://www.facebook.com/alinebooks

Um pensamento sobre “Vamos diagramar!

  1. Muito bacana o bate-papo com a Aline. Ela é uma gracinha!
    Sou fotógrafa e tenho álbuns diagramados por ela. A Aline capricha em todos os detalhes.
    Além de excelente profissional, ela é um amor! Super acessível e dá pra ver o quanto ela ama o que faz.

Deixe um comentário

