Tutorial Photoshop – Quick Mask

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre uma ferramenta muito usada por várias pessoas, a máscara rápida (quick mask).
Antes de tudo: sabem qual a utilidade dela?

Tenho a seguinte imagem:

Agora eu quero selecionar a mulher, sem o fundo. Como fazer?

Como vimos no tutorial de apresentação das ferramentas, Parte 01 Parte 02 podemos usar qualquer lasso tool ou marque tool. Só que teremos um problema com isso: o cabelo esvoaçante. Com essas ferramentas o trabalho fica muito complicado e não tão perfeito.

E agora, como fazer essa seleção? Aí entra a máscara rápida.
Vamos fazer passo a passo:

01 – Abra a imagem no photoshop.

02 – Agora clique em “Edit in Quick Mask Mode” (tecla atalho: Q)

Repare que automaticamente mudaram as cores que você vai trabalhar para preta e branca.
Preste atenção no seguinte:

. A cor PRETA será a parte NÃO selecionada, ou seja, a parte que você não quer.
. A cor BRANCA ANULA a preta.

03 – Vamos colorir de PRETO as partes que você NÃO quer na seleção (não se assuste, onde vc colorir vai ficar VERMELHO). Como colorir? Já foram apresentadas as ferramentas aqui (link apresentação 1) e aqui (link apresentação 2). Agora é só escolher a melhor forma para você. No meu caso eu escolhi fazer tudo na mão, com brush.
Escolhi o seguinte brush:

Ps.: Pouco importa o tamanho dele na hora da escolha. Conforme as suas necessidades é só apertar as teclas ‘[‘ para aumentá-lo e a ‘]’ para diminuí-lo.

Lembrando que, quanto mais você se aproximar da imagem na hora de “pintar”, melhor ficará. Tenha calma. Depois de todo esse trabalho a imagem vai ficar mais ou menos assim:

04 – Agora é só clicar em “edit in standart mode” (tecla atalho: Q) e a seleção será feita. Ficará assim:

05 – Retoque, se precisar. Tudo pronto para você fazer o que quiser com a imagem selecionada agora. Trocar o fundo, por exemplo:

Use a criatividade, são infinitas possibilidades. ;D

Galerinha, algumas pessoas que viram o meu Flickr me perguntaram como eu fiz isso ou aquilo. Tentarei mostrar como fiz por aqui.
Se quiserem aprender alguma coisa que eu fiz nas minhas fotos (ou qualquer outra coisa) é só mandar um e-mail para omundoatravesdaslentes@gmail.com – Sugestões também são bem vindas.

Até a próxima.

– Juliana Coutinho –

Já curtiu nossa página no Facebook? Não? Então Clique aqui e fique por dentro de todas as atualizações e novidades!
E siga-nos no Twitter também. :)

4 pensamentos sobre “Tutorial Photoshop – Quick Mask

  1. excelente post!
    os tutoriais são mais longos mas são ótimos pra quem realmente quer aprender.
    eu sempre tive dificuldade justamente com os cabelos.. esses fiozinhos mais soltos SEMPRE dão muito trabalho, mas no final faz toda a diferença e o resultado fica bem mais satisfatório quando se tem esses “detalhes”.
    adorei! será muito útil!!! =)

  2. eu, com certeza, tiraria o fundo usando aquele ferramenta de “laço magnetico”
    hahahahaha

    otimo, Ju
    seus tutoriais são demais

  3. Pingback: Tutorial: “Fundo desfocado” no PHOTOSHOP | O Mundo Através das Lentes

  4. Pingback: Tutorial Photoshop: Fundo desfocado | O Mundo Através das Lentes

Deixe um comentário